sábado, 25 de novembro de 2023

O Castelo Animado - JULHO

 Julho: O Castelo Animado

Bordado por: Fernanda de Almeida Amaral

Autor: Diana Wynne Jones

Desenho: Catarina Churakova

Contato: faamaral@gmail.com

Fotografia, arte e produção: Henry Yu

 

 


O Castelo Animado

“Howl`s Moving Castle – Diana Wynne Jones

 

Esta é a história de Sophie, a filha mais velha da família Hatter, é bonita e bondosa, mas não se enxerga assim. Após a morte do pai, assume a loja de chapéus e vai tocando o negócio, ajudando sua família.

Certa noite, Sophie recebe a visita de uma estranha cliente, era a Bruxa das Terras Desoladas, mas Sophie só percebe isso quando a bruxa lança um feitiço sobre ela e a transforma em uma feia velhinha de 90 anos.

Sophie não se importa tanto com a transformação, afinal, já se achava velha, feia e inútil, portanto, seu exterior agora combinava com seu sentimento. Contudo, estava determinada a evitar que suas irmãs a vissem assim e foge de casa para se isolar nas montanhas em volta da cidade, local onde o castelo do perigoso Mago Howl fica perambulando. Este mago é conhecido por devorar o coração das moças do povoado, mas não se apaixona por nenhuma delas.

Ao cair da noite, com frio, Sophie vê que sua única chance de sobreviver é entrar no castelo. Era um Castelo Animado, que caminhava sobre montanhas e rios e rodeado por muito mistério.

Ali, encontra Michael Fisher, o aprendiz do mago e Calcifer, o demônio do fogo que vive na lareira. Calcifer imediatamente percebe que Sophie está sob um forte encantamento e ambos fazem um acordo: se Sophie desfizer o pacto que o une a Howl ele quebraria a maldição da Bruxa. O problema é que Calcifer não pode dar os detalhes do encantamento, Sophie tem que adivinhar através de algumas dicas. E será a partir daí que Sophie irá passar a viver no castelo para tentar aprender a desfazer o feitiço posto em Calcifer.

À medida que vai vivendo no castelo e conhecendo o mago Howl, Calcifer e Michael, mais Sophie entende que, na verdade, a realidade vai além do que se vê – e percebe que é possível, sim, encontrar humanidade e compaixão dentro de cada um. O mago Howl é um homem bondoso e generoso, mas que esconde um segredo.

Howl conta à Sophie que vem tentando tirar o feitiço dela, mas toda vez que ele pensa ter conseguido, o feitiço volta. Sophie também tem mágica, tudo o que ela fala se torna realidade, assim, toda vez que ela fala que é velha, feia e inútil, acaba se enfeitiçando novamente.

Enquanto lidam com o dia a dia do castelo e tentam descobrir maneiras de se livrarem do feitiço, os habitantes do castelo começam a se conquistar. Sophie descobre que Calcifer é uma estrela cadente que Howl juntou ao seu coração, por magia.

Descobre também, que a Bruxa das Terras Desoladas a transformou em uma velhinha por ciúmes, e por querer encontrar e roubar o coração do mago.

Com a magia de Sophie, que dá vida às suas palavras, ela consegue separar Calcifer do coração de Howl e devolvê-lo ao peito do mago, que, enfim, pode se apaixonar novamente e viver com Sophie feliz, no castelo que animado que anda pelas montanhas.

Esta é uma história sobre autoconhecimento e magia. Sophie se desmerece tanto que vê com naturalidade seus fracassos. E Howl é o completo oposto de Sophie, que por ambição perdeu seu coração... até que encontra Sophie.

Ambos falam que desejam passar o resto da vida juntos e como a fala tem poder no livro, imagino que foi assim que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário