sábado, 25 de novembro de 2023

A Travessia do Mar Vermelho - FEVEREIRO

Fevereiro: A Travessia do Mar Vermelho

Bordado por: Eleonora de Fátima Dornas de Andrade

Narrativa bíblica

Desenho: Murilo Pagani

Assessoria em pintura: Carol Perillo

Contato: eleonora.andrade@hotmail.com

55 (31) 99821.6887 

Fotografia, arte e produção: Henry Yu

 


A Travessia do Mar Vermelho

 


A Travessia do Mar Vermelho ou Mar de Juncos constitui um episódio na narrativa bíblica do Êxodo.

Ele fala sobre a fuga dos israelitas, liderados por Moisés, dos perseguidores egípcios, conforme narrado no livro do Êxodo.

 

Após as pragas do Egito, o Faraó concorda em deixar os israelitas irem, e eles viajam de Ramessés a Sucote e depois a Etã na orla do deserto, liderados por uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite.

Lá, Deus diz a Moisés para voltar e acampar à beira-mar em Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, bem em frente a Baal-Zefom.

Deus fez com que o Faraó perseguisse os israelitas com carros, e o Faraó os alcançou em Pi-hairote. Quando os israelitas veem o exército egípcio, eles ficam com medo, mas a coluna de fogo e a nuvem separam os israelitas e os egípcios.

Por ordem de Deus, Moisés estendeu seu cajado sobre a água e, durante a noite, um forte vento leste dividiu o mar, e os israelitas atravessaram em terra seca com uma parede de água de cada lado. Os egípcios os perseguiram, mas ao amanhecer Deus obstruiu as rodas das carruagens e os lançou em pânico, e com o retorno da água, o faraó e todo o seu exército foram destruídos.  Quando os israelitas viram o poder de Deus, eles colocaram sua fé em Deus e em Moisés, e cantaram uma canção de louvor ao Senhor pela travessia do mar e a destruição de seus inimigos. (Esta canção está em Êxodo 15, e é chamada de Canção do Mar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário