quarta-feira, 9 de outubro de 2019


Janeiro


Bordado por:  Zélia Melo
Conto:  Curupira
Autor:  Lenda Brasileira
Desenho: Murilo Pagani
Contato: melozelia@terra.com.br
               55 (31) 99984 5072
Fotografia, arte e produção: Henry Yu

A Lenda do Curupira

De estatura baixa, o Curupira possui cabelos cor de fogo e seus pés são voltados para trás. Ele mora na mata e gosta de sentar na sombra das mangueiras para comer os frutos. Lá fica entretido ao deliciar com cada manga. Mas se percebe que é observado, logo sai correndo. “Não adianta correr atrás de um Curupira”, dizem os caboclos, “porque não há quem o alcance”.

A função do Curupira é proteger as árvores, plantas e animais da mata. Para espantar os caçadores e lenhadores, o Curupira emite sons e assovios agudos. Dificilmente é localizado, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos.
O Curupira adora pregar peças nos visitantes da floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele os deixa atordoados e perdidos, sem saber o caminho de volta, e o Curupira fica observando e se divertindo. 
Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.


Zélia Melo
Curupira
Lenda brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário