quarta-feira, 9 de outubro de 2019


Fevereiro

 Bordado por:  Neuza Oli Veira
Conto:  Aneet a perpiscaz
Autor:  Conto Arménio
Desenho: Murilo Pagani
     55 (31) 3337 7026
Fotografia, arte e produção: Henry Yu

Aneet a perspicaz

Nas terras da Armenia nasceu um belo príncipe  que se chamou Vachagam. Era bonito, cortês com todos e desde cedo se interessou pelo aprendizado de línguas, música, poesia. Mas o que mais o encantava era a caça.
Um dia na entrada do deserto, viu um grupo de mulheres próximas ao poço de água. Aproximou-se e pediu água. Uma das jovens ofereceu uma grande caneca com água fresca e cristalina, mas uma outra jovem questionou tal gesto. O príncipe estranhou pois em sua terra ninguém jamais deixou de oferecer água a um sedento. A segunda jovem explicou que por ele estar com o corpo quente a água não lhe faria bem. Deveria  descansar e depois tomaria água.
O príncipe ficou encantado com o desembaraço da jovem. Chamava-se Aneet, filha do pastor de ovelhas, o velho Aran. Agradeceu e voltou para o palácio. Lá avisou aos pais que havia encontrado a mulher ideal. Imediatamente enviou um emissário à cabana do pastor Aran pedindo sua filha em casamento. A jovem ouviu o pedido e foi logo perguntando:
- Qual a profissão dele?
- Profissão, respondeu o emissário? Ele é um príncipe. Não precisa de ter uma profissão.
- Enquanto ele não tiver uma profissão eu não aceito seu pedido.
 O casal real quando ouviu a resposta da jovem ficou horrorizado mas o jovem gostou. Ela era a sua escolhida mesmo. Desse dia em diante procurou aprender com os especialistas do palácio todo o tipo de profissão. Por fim escolheu a profissão que seu povo era especialista: a arte de tecer tapetes. Aprendeu todo o tipo de nós, desenhos esmerados e atenção no escolher as cores. Teceu um especial com flores típicas e tempos depois enviou à jovem. Ela viu que ele estava
mesmo preparada e já tinha uma profissão. Aceitou o pedido de casamento e as festas foram grandes.
O jovem casal vivia feliz e era amado pelo povo. O tempo passou e logo Vachagan foi coroado rei. O casal estava sempre atento as necessidades do povo que comentava o fato de tecelões estarem sumindo da capital do Reino. Aneet sugeriu que o Rei saísse pela cidade disfarçado para saber o que estava acontecendo. E assim foi feito. O rei começou a ouvir as pessoas e ver que algo estava muito estranho.
 Acompanhou um desses homens e viu que se dirigiam a montanha na saída da capital. Foi junto. E foi aí que descobriu que dentro da montanha estavam aprisionados todos os artesãos sumidos. O tempo passou e a rainha Aneet estava
desesperada sem saber o que havia acontecido. Nesse meio tempo o rei pensou num modo de sair da caverna da montanha. Pensou num desenho muito especial e sugeriu aos falsos artesãos que aquele tapete poderia ser oferecido a reis e rainhas de bom gosto e dinheiro.  E assim fez junto com os companheiros.  
Depois de pronto o falso artesão foi ao Palácio pois sabia que a Rainha Aneet gostava de tapetes finos e bem trabalhados.  Ao chegar ao palácio quase que não conseguem uma audiência com a rainha que estava muito preocupada com o sumiço do Rei e não estava para fazer compras. Mas a insistência de uma das damas da rainha fez com que ela recebesse o vendedor de tapetes.
Quando abriram o tapete ela viu o recado do seu marido, o Rei Vachgagan. Deus ordem aos guardas de aprisionar os falsos tecelões e enviou a guarda real até acavena da montanha onde todos os moradores da cidade e o rei foram  libertados.
E a sabedoria do rei Vachagan e da rainha Aneet ficou conhecida em todo o reino e eles viveram felizes para sempre.

Neuza Oli Vieira
Aneet a Perspicaz
Conto arménio


Aneet, a perspicaz - conto da Armênia
Recontado por Tanya Robyn Batt in: O tecido dos contos maravilhosos – contos de lugares distantes. Tradução de Waldeá Barcellos. Edit. Martins Fontes. SP, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário