terça-feira, 24 de dezembro de 2013

OS MÚSICOS DE BREMEN

Bordado por: Selma Fabrini


Era uma vez um burro que durante anos tinha trabalhado para um moleiro, transportando pesados sacos de grãos.Mas agora já estava velho e sem força. O seu patrão, pensando que o burro já não servia para nada, nunca mais lhe deu de comer. O burro que não queria morrer à míngua, resolveu fugir.
- Vou para Bremen, a cidade dos músicos, pensou. Já não tenho força para trabalhar, mas posso tocar. Ao longo da estrada, encontrou um cão que lhe pareceu muito cansado.
- O que te aconteceu ? Perguntou-lhe o burro.
- Sou velho e já não posso ir caçar, respondeu-lhe o cão, por isso o meu patrão que matar-me.
- Eu vou para Bremen, vou ser músico, disse-lhe o burro. Vem comigo e assim formaremos uma banda.
A ideia agradou o cão, que se juntou ao burro, e os dois seguiram caminho para Bremen.
Pouco tempo depois, encontraram um gato com os olhos cheios de lágrimas.
- O que te aconteceu? perguntaram-lhe
- Sou velho e já não consigo apanhar ratos, por isso a minha dona quer afogar-me.
- Vem para Bremen conosco, propôs o burro. Eu tocarei flauta, o cão tocará tambor e tu ajudarás a fazer serenatas.
O gato achou a ideia ótima e juntou-se ao cão e ao burro, seguindo com eles para Bremen.
Mais adiante, viram um galo que gritava em cima de uma cerca.
- O que te aconteceu? Perguntaram-lhe os três amigos.
- Estou ficando velho e na fazenda querem me assar no forno, contou o galo aflito.
- Vem para Bremen conosco, propôs-lhe o burro. Tu tens uma bela voz e nós sabemos tocar. Juntos formaremos uma banda.
O galo achou a ideia ótima e juntou-se ao cão, ao gato e ao burro, seguindo com eles para Bremen.
Mas a cidade ainda estava distante e a noite já começara a cair. Os quatro amigos, cansados e esfomeados, resolveram procurar um lugar para descansar. Junto à estrada, havia uma casa, que parecia abandonada, mas tinha uma janela iluminada. O burro aproximou-se da janela e viu um grupo de ladrões sentados à volta de uma mesa cheia de guloseimas.
Os quatro amigos resolveram então inventar um plano.
O cão subiu para o dorso do burro, o gato para o pescoço do cão e o galo voou para cima do gato.
Com o burro a comandar, puseram-se todos a cantar a plenos pulmões e, com um salto, entraram na casa, partindo a janela.
Ouvindo aquele terrível estrondo, os ladrões julgaram que lhes tinha aparecido um monstro de quatro cabeças. Fugiram apavorados, deixando para trás a mesa com todas aquelas iguarias!
Os quatro amigos pregaram-lhes uma boa peça. O seu plano resultara em perfeição!

Comeram tanto que não voltaram a pensar na viagem para Bremen e permaneceram felizes e contentes naquela casa abandonada à beira da estrada, pelo resto de suas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário