terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MANDI – A LENDA DA MANDIOCA

Bordado por: Umeko Marubayashi

(Lenda Indígena)

Mara era uma jovem índia, filha de um cacique e vivia sonhando com o amor e um casamento feliz. Em noites quentes, enquanto todos dormiam, deitava se na rede e ficava a contemplar a lua, alimentando o seu desejo de tornar se esposa e mãe. Porém, na tribo não havia jovem algum a quem daria o seu coração.
Certa noite, Mara adormeceu na rede e teve um sonho estranho: um jovem loiro e belo descia da lua e dizia que a amava. O sonho repetiu-se muitas vezes e ela acabou por apaixonar-se. O jovem, depois de haver lhe conquistado o coração, desapareceu de seus sonhos como por encanto deixando-a mergulhada em profunda tristeza.
Passado algum tempo, a filha do cacique, embora virgem, percebeu que esperava um filho. Contou a seus pais o que lhe sucedera: a mãe deu-lhe o seu apoio mas o severo pai, não acreditando no que ouvira, passou a desprezá-la..
Passado algum tempo, Mara deu à luz a uma linda menina de pele muito alva e deram-lhe o nome de Mandi. Pouco depois, a menina adoeceu e acabou falecendo, deixando todos amargurados, exceto seu avô que nunca a aceitara. Mara sepultou a filha em sua oca por não querer se separar dela. Desconsolada, chorava todos os dias, deixando cair na sepultura o leite de seus peitos e as lágrimas de saudades; talvez assim, pensava, sua filha voltaria à vida.
Um dia perceberam que do túmulo da Mandi, rompia uma planta verde e viçosa e crescia com caules fortes fazendo a terra rachar ao seu redor. Mara pensou que, talvez, o corpo da filha desejasse sair dali. Resolveu então remover a terra, encontrando apenas raízes de casca marrom que descascadas eram muito brancas, como Mandi.
Naquela mesma noite, o jovem loiro apareceu em sonho ao cacique revelando a razão do nascimento da Mandi. Sua filha não mentira. A criança havia vindo à Terra para ter seu corpo transformado no principal alimento indígena. O jovem ensinou-lhe como preparar e cultivar o vegetal. No dia seguinte, o cacique reuniu toda a tribo e, abraçando a filha, contou a todos o que acontecera. O novo alimento recebeu o nome de MANDIOCA, pois Mani fora sepultada na oca.

De “Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros”

Walde-Mar de Andrade e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário