terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A PASTORA E O LIMPADOR DE CHAMINÉS

Bordado por: Zélia Melo

Você já viu um desses armários antigos, com espirais e flores esculpidas? Este vinha da trisavó, mas o que havia de mais estranho, no meio do armário via-se esculpido um homem singular: tinha pernas de bode, pequenos chifres na cabeça e uma longa barba. As crianças o chamavam de o Grande-General-Comandante-em-Chefe-Perna-de-Bode.
Ele estava lá, com os olhos sempre fixos no consolo colocado sob o grande espelho, em cima do qual estava uma graciosa pastora de porcelana. Ela usava sapatos e chapéu dourados, um vestido enfeitado com uma rosa viçosa, e um cajado. Ao lado dela estava um pequeno limpador de chaminés, negro como carvão, e de porcelana também. Tinham sido colocados ali, quase se tocando, e eles ficaram noivos.
Não longe deles havia um velho chinês em porcelana que sabia balançar a cabeça. Acreditava ser o avô da pequena pastora e foi por isso que respondeu com um amável inclinar de cabeça ao Grande-General-Comandante-em-Chefe-Perna-de-Bode, quando este pediu a mão da pequena pastora.
- Por favor - disse ela chorando ao seu bem-amado - ajude-me a fugir pelo mundo.  
- Já pensou em como o mundo é grande? Talvez nunca mais possamos voltar para cá. Você tem mesmo coragem de subir comigo? O melhor caminho é pela chaminé. Bem no alto encontraremos um buraco pelo qual entraremos no mundo.
Ele levou-a até a porta do fogão.
- Deus! como é negro aqui dentro! - gritou ela. Mas o seguiu sem hesitação.
- Coragem! Olhe lá para cima e veja que estrela maravilhosa está brilhando.
E subiam, subiam sempre. Chegaram assim até o rebordo da chaminé. O céu com todas as suas estrelas se estendia acima deles e os tetos da cidade apareciam lá embaixo.
Passearam seus olhares bem longe em volta deles, por aquele mundo que eles viam pela primeira vez. A pequena pastora jamais pensara que o mundo fosse assim tão vasto: apoiou a sua cabecinha no ombro do limpador de chaminés e chorou tanto, que suas lágrimas lhe chegaram até a cintura.
- É muito, muito maior do que eu poderia suportar. Não seria feliz se não voltasse. Segui-o pelo mundo; agora leve-me novamente para lá, se você me ama verdadeiramente.
O limpador de chaminés lembrou-lhe os dias monótonos que ela passara sobre o consolo, o velho chinês e o Grande-General-Comandante-em-Chefe-Perna-de-Bode. Mas ela queria descer a todo custo e soluçava tão forte que ele não pôde fazer mais do que ceder. Disseram adeus ao céu estrelado, começaram a descer a muito custo e chegaram finalmente ao fogão.
Tudo estava muito tranquilo. Docemente eles puseram a cabeça para fora, a fim de ver o que havia por ali.
O velho chinês jazia no assoalho. Caíra do consolo ao querer persegui-los e se quebrara em três pedaços.
- É terrível - disse a pequena pastora, apertava as suas mãozinhas - o velho avô quebrou-se e nós é que fomos a causa!
- Vamos, não fique triste - disse o limpador de chaminés -; se colarmos as costas dele e pusermos uma boa atadura na nuca, ele ficará tão sólido e parecerá novo.
- Você acha? - perguntou ela.
Eles subiram para o consolo onde viviam há tanto tempo.
- Veja onde chegamos - disse o limpador de chaminés, que era muito sensato - por que fizemos tão longa viagem? Poderíamos ter poupado tanto trabalho.
O avô foi colado e ficou como novo. Só que não podia mais mexer com a cabeça.
- O senhor está muito bem depois da sua enfermidade – disse-lhe o Grande-General-Comandante-em-Chefe-Perna-de-Bode -; afinal, quer me dar a mão de sua neta ou não?
O limpador de chaminés e a pequena pastora lançaram um olhar terno sobre o velho chinês: sabiam que ele não poderia mover a cabeça; mas teria vergonha de confessar que tinha uma atadura no pescoço.

Assim o casal de porcelana pôde continuar junto e se amaram até o dia em que eles mesmos foram quebrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário