quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Abril - O Pássaro de Fogo de Cariacica

O Pássaro de Fogo de Cariacica

Bordado por:  Isabelle Marie Reinesch Souza

Conto:  O Pássaro de Fogo de Cariacica

Autor:  Lenda Brasileira

Desenho: Murilo Pagani

Contato: isabelle.rsch@hotmail.com

Fotografia, arte e produção: Henry Yu   

 

 

Segundo a lenda, onde hoje ficam as cidades de Cariacica e Serra, vivam duas tribos rivais. O chefe da tribo que habitava Cariacica teve uma filha lindíssima, esta princesa veio a se apaixonar por um valente guerreiro da tribo rival.

Dos céus, uma ave fantástica via o sofrimento do casal e seu amor proibido, decido a ajudar, o enorme pássaro levava princesa índia até o encontro de seu amado, mas mesmo com a ajuda sobrenatural, os jovens foram descobertos.

O chefe da tribo irado pediu a um poderoso xamã que fizesse um feitiço para que os amantes jamais se encontrassem de novo, o velho curandeiro implorou aos deuses tal provisão e os deuses foram extremamente severos, eles prenderam os jovens amantes em prisões de pedra, transformando a princesa no Monte Moxuara e o guerreiro no Monte Mestre Álvaro, condenados a estar um de frente ao outro pela eternidade, mas sem se tocarem ou se falarem.

Talvez por arrependimento das tribos ou dos deuses, os espíritos que habitam as florestas do Moxuara fizeram outro encanto. Uma vez por ano os jovens amantes se libertariam de sua prisão de pedra e o pássaro encantado lhes serviria por mensageiro, a ave fantástica se converteu em fogo e no dia 24 de junho é possível ver o pássaro de fogo rasgar os céus levando as eternas promessas de amor da princesa e do guerreiro.

Um comentário:

  1. Estou aqui olhando o Bordado de Isabelle e vim atrás da narrativa pois ele é intrigante.Uma história desafiadora para narrar em fios e pontos, que recebeu ênfase na transgressão pelo pássaro 🐦. Que legal

    ResponderExcluir