sábado, 6 de dezembro de 2014

A Gralha Azul - Um conto brasileiro

Bordado por: Fátima Coelho
fatitocoelho@yahoo.com.br
55 31 3334-6884
Desenho: Fátima Coelho



A lenda é típica da região sul do Brasil. A gralha azul é a ave replantadora da araucária, um tipo de pinheiro, e tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore. Durante o outono, os bandos de gralhas azuis pegam os pinhões, frutos das araucárias, e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Neste processo, favorecem o nascimento de novas árvores.

De acordo com a lenda, há muito tempo, existiam apenas gralhas pardas. Mas um dia, uma gralha parda resolveu pedir para Deus uma missão que a tornasse útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a gralha pegou com seu bico, com toda força e cuidado. Ela abriu o fruto e comeu a parte mais fina. A outra parte mais gordinha resolveu guardar para depois, enterrando-a no solo. Alguns dias depois, ela procurou no local onde havia enterrado o restante do pinhão mas não encontrou nada.
O tempo passou e, um dia, a gralha percebeu que onde havia enterrado o fruto, estava nascendo uma pequena araucária. Então, muito feliz, cuidou daquela árvore com todo amor e carinho. Quando o pinheiro cresceu e deu frutos, ela começou a comer uma parte dos pinhões e enterrar a parte mais gordinha que guardava a semente, dando origem a novas araucárias. Em pouco tempo, conseguiu cobrir grande parte do sul do pais com milhares de pinheiros, dando origem à floresta de Araucária. 

Quando Deus viu o trabalho da gralha azul, resolveu dar-lhe um prêmio: pintou suas penas da cor do céu, para que todos pudessem reconhecer naquele pássaro seu esforço e sua dedicação. Assim a gralha, que era parda, transformou-se em Gralha Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário