quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pinóquio - Carlo Callodi

Bordado por Malu Furtado

Gepeto, um antigo carpinteiro, já idoso e solitário, em certa noite iria jogar um pedaço de madeira na lareira, mas decidiu entalhá-la, construindo um lindo boneco de madeira. Chamou-o Pinóquio. Sentindo-se muito sozinho, e tendo como companhia apenas um gato, desejava que aquele boneco de madeira fosse um menino de verdade, fosse o filho que nunca teve. Então pediu a uma estrela cadente que realizasse seu desejo.
Assim que o bom velho Gepeto adormeceu a fada veio ao encontro de Pinóquio e realizou o pedido do carpinteiro, dando vida ao boneco de madeira, mas ressaltou que ele só se tornaria um menino de verdade se fosse bem obediente e nunca mentisse, pois a cada mentira lembraria que ainda era de madeira, porque seu nariz cresceria como o galho de uma árvore.
No dia seguinte, Gepeto, ao acordar, deparou-se com Pinóquio falando, andando e chamando-o de pai, quase como um garoto de verdade. O pai então, sem perder tempo algum, resolveu mandar Pinóquio para a escola. O boneco falante foi todo feliz. Porém, no caminho, para seu infortúnio, deparou-se com dois espertalhões, que fizeram-lhe falsas promessas de divertimento, em um local onde só haveria alegria. Pinóquio em sua plena inocência acreditou nos maltrapilhos e seguiu-os, dando todo o dinheiro que Gepeto havia lhe proporcionado aos bandidos.
Chegando nesse lugar ilusório, juntamente com muitas outras crianças, também enganadas, Pinóquio começou a se divertir, esquecendo da promessa que havia feito ao pai e a fada. Quando de repente, percebeu que seu nariz de fato havia crescido e estava fielmente com orelhas de burro, tornando-se rapidamente um asno. Todas as crianças presas ali passavam pela mesma transformação e o dono do lugar as transformaria em criaturas de circo.
Em desespero, Pinóquio, seguindo o conselho de sua consciência denominado "Grilo Falante", clamou pela fada, que viesse em seu auxilio e o ajudasse, dando-lhe mais uma chance. Conseguiu fugir.
Gepeto já estava preocupado pela demora do filho e resolveu sair a sua procura. Para voltar para casa Pinóquio tinha que atravessar o mar, mas acabou sendo engolido por uma baleia. Gepeto, ouvindo informações de onde o filho poderia ter passado lançou-se ao mar em  busca dele, e... também foi engolido, surpreendentemente, pela mesma baleia. E encontrou Pinóquio na barriga daquele enorme mamífero. Juntos pai e filho conseguiram sair intactos de lá.
Pinóquio tendo se tornado bom e verdadeiro, teve como presente da bondosa fada transformar-se em um menino de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário