Junho
João e Maria
Bordado por: Wânia
Lúcia Martins Abreu
Assessoria:
Simone Prado @spradoartes
Autor: Irmãos Grimm, 1852
Desenho
e aquarela: @spradoarte
Contato:
wlm.abreu@gmail.com
@waniaabreu
55 (31)99125.4644
Fotografia, arte e produção: Henry Yu
João e Maria
João e Maria eram irmãos que viviam com seu pai e sua madrasta em uma pequena cabana na floresta. Sua madrasta era cruel e convenceu o pai de que os dois eram um fardo para a família, “você deveria abandoná-los na floresta” dizia a Madrasta.
O pai, relutante, concordou com o plano. Antes de partir, João e Maria ouviram a conversa, e prevendo o que aconteceria, João encheu os bolsos de pedras brancas. Quando foram levados para a floresta, João jogou as pedras no caminho, criando um rastro que os levaria de volta para casa. E dito e feito, conseguiram.
No entanto, a Madrasta não satisfeita, fez com que o pai os levasse novamente a floresta. Só que dessa vez eles não conseguiram pegar pedras como da primeira vez, pois o pai trancou a porta. Mas João era esperto e usou migalhas de pão para marcar o caminho, e assim fez, mas os pássaros comeram as migalhas e eles se perderam na floresta.
Depois de caminhar por dias, João e Maria encontraram uma casa feita de doces e bolos. A casa pertencia a uma bruxa má que atraía crianças para comê-las. A bruxa capturou os dois prometendo doces e guloseimas, e prendeu João em uma jaula e forçou Maria a fazer todo o serviço de casa. Alimentava os irmãos com doces, para engordá-los, a bruxa planejava comer os dois começando por João. Todos os dias ela verificava através das grades se já estaria gordinhos o suficiente. Mas Maria foi esperta e enganou a bruxa, num momento de descuído, ela empurrou a bruxa para dentro do forno e trancou a porta rapidinho e a bruxa ficou presa gritando até não ter mais força.
Com a bruxa morta, João e Maria encontraram doces, bolos e balas por toda a casa. E conseguiram achar um tesouro valioso. Eles também encontraram um ganso mágico que os ajudou a atravessar um rio. Ao chegarem em casa, descobriram que a madrasta havia morrido e foram recebidos de braços abertos pelo pai, que procurou por eles durante um bom tempo, chorava muito pois havia se arrependido de tê-los abandonado.
A partir de então, João e Maria viveram felizes com o pai, usando o tesouro que encontraram para viver bem e felizes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário