segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Abril – A Força da Palmeira

 


Abril – A Força da Palmeira

Bordado por: Isabelle Marie Reinesch Souza

Conto popular Africano

Desenho: Demóstenes Vargas

Contato: isabelle.rsch@hotmail.com

Fotografia, arte e produção: Henry Yu

 

A Força da Palmeira 

É um conto popular africano de transmissão oral sobre força e superação. Ele é contado e transmitido de geração em geração, de pessoa pra pessoa, no Magreb, região norte da África.

Em Magreb havia um homem muito malvado que só guardava rancor. Saia para espalhar maldade por todo o mundo. 

Um dia ele foi a um oásis e viu uma plantinha crescendo muito feliz. Ficou com tanta raiva da felicidade dela que resolveu achar uma pedra bem grande para colocar em cima da plantinha. Colocou e foi embora.

A jovem palmeira se sacudiu e tentou se libertar da carga, mas, por mais que tentasse, não tinha forças para se levantar. Como pôde, manteve-se firme em seu lugar e resistiu à pressão. De repente sentiu que uma de suas raízes começava a se mexer e a crescer. Assim ela viu que deveria se fortalecer antes de tudo. Juntou suas forças e começou a desenvolver suas raízes. Elas foram crescendo e logo tomaram conta de todo o oásis. Elas cresceram tanto que alcançaram lençóis d’água cheio de nutrientes. A palmeira ficou tão forte que conseguiu empurrar a pedra e continuou a crescer até se tornar uma árvore enorme e majestosa. A maior árvore de todos os tempos.

O tempo passou até que um dia o homem malvado voltou ao oásis para ver a plantinha que maltratou. Procurou por um lado, por outro lado e não encontrou. Até que escutou, na sombra de uma árvore enorme, a voz de uma grande palmeira com uma pedra ao lado: “Sabe homem, devo lhe agradecer, a sua carga me fez mais forte!”.

O homem ficou furioso, foi embora e nunca mais foi visto. E a palmeira reinou majestosa por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário