sábado, 20 de novembro de 2021

Fevereiro – A Lenda de Nossa Senhora Aparecida

Fevereiro – A Lenda de Nossa Senhora Aparecida

Bordado por: Eleonora de Fátima Andrade

Autor: Lenda brasileira

Desenho: Murilo Pagani

Contato: eleonora.andrade@hotmail.com

55 (31)99821.6887 

Fotografia, arte e produção: Henry Yu

 

A história de Nossa Senhora Aparecida começa em outubro de 1717 quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava passando por Guaratinguetá a fim de chegar a Vila Rica.

Na ocasião, o povo de Guaratinguetá, empolgado com a visita, resolveu oferecer um banquete de boas-vindas para o governante. E, para isso, seria preciso pescar, embora não fosse época de pesca e houvesse poucas chances de conseguir a fartura que desejavam.

Para aumentar suas chances, reza a lenda que os três pescadores escolhidos para conseguir os peixes, que eram eles Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a sua intercessão diante de Deus para que as santidades lhes abençoassem e tivessem proteção e fartura na pescaria.

Os três, então, foram ao Rio Paraíba e realizaram várias tentativas sem sucesso. Quando estavam quase desistindo João Alves encontrou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça e ao lançar a rede novamente ele encontrou a parte que faltava.

Quando completa, a imagem da Santa teria ficado tão pesada que eles já não podiam mais sozinhos movê-la. Segundo a história de Nossa Senhora Aparecida, as próximas redes lançadas voltaram cheias de peixes a ponto de que eles tiveram que voltar as margens do rio cedo, pois corriam o risco de a embarcação virar com todo aquele peso.

A pesca farta desse dia foi então, atribuída como o primeiro de muitos milagres da Santa. Nos anos seguintes a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, e lá as pessoas podiam visitá-la e orar para ela.

Com o tempo, diversas outras intercessões foram atribuídas a Nossa Senhora Aparecida e a fama de seus poderes ficou conhecida por todo o Brasil, de forma que, em 1734 foi construída uma capela para ela. Contudo a visitação passou a ser permitida apenas em 1745.

Em 8 de setembro de 1904 a santa foi coroada em uma celebração dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença de diversos membros da igreja e muitos fiéis. Mas foi só em 16 de julho de 1930 que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nome oficial da Santa, foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.

Como é de se imaginar, a Santa não foi encontrada com sua coroa e manto característicos. Estes foram presentes da princesa Isabel que visitou o santuário de Nossa Senhora Aparecida em duas ocasiões.

Na segunda, em 1888, ano em que assinou a abolição, a lei Aurea, a princesa em pagamento a uma promessa, presenteou a imagem com um manto azul bordado com fios de ouro e uma coroa de ouro cravejado de diamantes e rubis.

Fonte - https://blog.piuka.com.br/historia-de-nossa-senhora-aparecida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário