sábado, 20 de novembro de 2021

Dezembro – O Retorno de Teseu

Dezembro – O Retorno de Teseu

Bordado por: Rosângela Gualberto

Autor: Mito grego

Desenho: Murilo Pagani

Contato: rosangelagualberto@uol.com.br

55 (31)98772.8302

Fotografia, arte e produção: Henry Yu

 

A cada nove anos, o rei de Creta, Minos, exigia que Atenas enviasse jovens para serem sacrificados ao Minotauro. Teseu, filho do rei ateniense Egeu, se juntou a estes jovens, decidido a enfrentar o monstro.

 Logo ao chegar em Creta, Teseu conhece Ariadne, filha do rei de Creta, e eles se apaixonam. Para salvar o amado da morte no labirinto, Ariadne dá a Teseu um novelo. Para não se perder, ele deveria desenrolar o fio enquanto ia ao encontro do Minotauro. Mas Ariadne coloca uma condição: caso ele sair vivo do labirinto, teria que se casar com ela. Depois de matar o Minotauro, Teseu encontra facilmente a saída e foge em seu barco com Ariadne, pegando o caminho de volta para Atenas.

 

Todo dia, Egeu, tinha ficado no alto do penhasco, fitando o mar, esperando a volta de seu filho. Teseu tinha prometido içar uma vela branca caso voltasse são e salvo mas, empolgado com seu amor, esquece da promessa e deixa a vela negra. Assim que avista o barco, Egeu, certo de que seu amado filho foi morto, joga-se no mar. Por isso o mar Egeu até hoje tem o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário