sábado, 15 de outubro de 2016

Fevereiro - Marco Polo e o Imperador Kublai Khan

Bordadeira: Neuza Oli Veira
Conto: Marco Polo e o Imperador Kublai Khan
Desenho: Marie-Thérèse Pfyffer
Contato: nemabh25@yahoo.com.br
55 (31) 3337 7026



A Maravilhosa Viagem de Marco Polo à China e o Primeiro Encontro com o Imperador Kublai Khan. 

   Marco Polo foi um viajante célebre nascido em Veneza no século 12 oriundo de uma familia de comerciantes. Numa de suas viagens à China com seu pai e um tio tornaram-se amigos e protegidos do grande imperador Kublai Kan, soberano tártaro neto do grande Gêngis Khan. Ficaram na China por vinte anos.
   O primeiro contato entre eles foi formal e a familia Polo ofereceu ao grande Imperador presentes ricos e requintados. Kublai Kan era respeitado e muito temido. Era conveniente a todos os forasteiros agradarem ao grande Kan. Entretanto todas as histórias contadas pela familia Polo não puderam ser confirmadas ainda mais que em 1368, com a queda da dinastia mongol dos Yuan, a China se fecharia para o mundo, tornando impossível confirmar esses relatos até o século XVI, época em que os portugueses se instalaram em Macau e os jesuitas começaram a chegar ao oriente com objetivo de evangelizar.
   Apenas no século XIX, a obra de Marco Polo começaria a ser reconhecida por seu caráter científico, sendo alvo de edições críticas. Os estudiosos confrontaram-na com fontes chinesas e confirmaram o valor de suas informações. Restava reconstituir o itinerário seguido pelos Polo, que foi feito por Paul Pelliot entre 1906 e 1908, em missões de exploração na Ásia central e, particularmente, os oásis que marcavam as etapas da rota da seda. Então quase tudo que permanecia obscuro tornou-se claro. Marco Polo, subitamente, passava de fantasista à pesquisador bem informado.  Na verdade Marco Polo foi um dos grandes contadores de história.

Texto recontado por Neuza Oli Vieira - Calendario de 2017 - A maravilhosa viagem de


Marco Polo à China e o primeiro encontro com o Imperador Kublai Khan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário