quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A Lenda do Muiraquitã


A Lenda do Muiraquitã

A lenda afirma que o Muiraquitã era oferecido como presente, pelas belas mulheres guerreiras icamiabas, aos homens que visitavam anualmente a sua taba, na região do rio Nhamundá. Essas guerreiras viviam isoladas numa comunidade, às margens do baixo Amazonas, onde reinavam as mulheres. Sua independência e poder, contudo, eram insuficientes para a preservação da tribo e, assim em algumas ocasiões, elas recebiam em sua aldeia homens de aldeias vizinhas.

Uma vez por ano durante a festa de Iaci divindade mãe do Muiraquitã, dedicada à lua, as icamiabas recebiam os guerreiros guacaris, com os quais se acasalavam como se fossem seus maridos. Depois do acasalamento, pouco antes da meia noite, com as águas serenas e a lua refletida no lago, as índias nele mergulhavam até o fundo do lago sagrado e traziam às mãos um barro verde. Com ele esculpiam delicadas figuras em forma de sapos, tartarugas e outros animais. As índias faziam também tranças com o próprio cabelo, onde penduravam os amuletos, para trazer sorte e felicidade.

A lenda também diz que as meninas que nasciam permaneciam da aldeia para dar continuidade à casta matriarcal enquanto os meninos eram sacrificados ou entregues aos pais para serem criados.

Até hoje o Muiraquitã é considerado objeto sagrado. Acredita-se que cura a quase todas as doenças e traz felicidade e sorte a quem o possui.





Bordadeira: Malu Furtado Rocha
Conto: A Lenda do Muiraquitã
Autores: Lenda Indígena
Desenho: Marie-Thérèse Pfyffer
                55(31)99335-1595

Nenhum comentário:

Postar um comentário